terça-feira, 23 de setembro de 2008

Como vai a televisão em Portugal!

É fácil constatar que a programação televisiva em Portugal tem vindo, ao longo da última década, a perder qualidade e que a “guerra das audiências” tem contribuído bastante para este facto. O número excessivo de telenovelas a serem transmitidas e a hora tardia de exibição de algumas é um aspecto revelador desta decadência. Para além destas surgem reportagens e concursos repetidos e séries de comédia às quais não acho piada nenhuma. Se procurarmos, nas grelhas televisivas, programas culturais ou que incitem à cultura, é bastante difícil encontrá-los e quando algum é transmitido não começa antes da 1 hora da madrugada. São programas excelentes para quem não se levanta cedo, porque quem trabalha não poderá dar-se ao luxo de assisti-los, ou irá a “dormir” para o emprego! É claro que a RTP2 é, por enquanto, uma excepção. Para além de transmitir diariamente séries de televisão interessantes e actuais, coloca à disposição dos telespectadores programas culturais e desportivos (o desporto não é somente futebol…).
Sei que a televisão por cabo é uma boa alternativa, com uma grande variedade de programas, para todos os gostos. No entanto, não podemos esquecer que nem todos os portugueses têm possibilidades financeiras para aderirem a pacotes que, na minha opinião, são muito caros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na minha opinião o estado é que deveria ofereçer os canais, porque nos EUA é de graça e é pago pelo estado.
Enquanto relativamente aos 4 canais é um vicio de cada um se enfrentar para ganhar uma diferença miníma de 65% de share (por exemplo). É mais um jogo de interesses para poderem ganhar dinheiro com isso. :(

Tolerância é...

1. acto ou efeito de tolerar;
2. acto de admitir sem reacção agressiva ou defensiva;
3. atitude que consiste em deixar aos outros a liberdade de exprimirem opiniões divergentes e de actuarem em conformidade com tais opiniões; aceitação;
4. disposição ou tendência para perdoar erros ou falhas;
5. autorização, permissão, licença...

(fonte: infopédia)
A Declaração do Milénio das Nações Unidas (2000) consagra a Tolerância como um dos valores fundamentais para as relações internacionais no século XXI.
"Os seres humanos devem respeitar-se mutuamente, em toda a sua diversidade de crenças, culturas e línguas. Não se devem reprimir as diferenças dentro das sociedades, nem entre estas. As diferenças devem, sim, ser apreciadas como bens preciosos de toda a humanidade. Deve promover-se activamente uma cultura de paz e diálogo entre todas as civilizações."